Aos alunos de química do professor Augusto César Willer.

sábado, 22 de setembro de 2007

Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável

Plástico transformado em madeira para móvel

Pensando nisso, pesquisadores da UFRJ desenvolveram uma maneira de reutilizar a matéria, transformando as sacolas em madeira.[...]- A cor natural é cinzenta, mas com um pouco de pigmento amarelo e vermelho é possível dar a ela a cor do jacarandá - assegura Eloisa Mano.

Integra do texto
RIO, 20 de setembro de 2007

Estima-se que, no mundo, sejam descartadas 1 milhão de sacolas plásticas a cada minuto. Feitas de polietileno, têm um processo de degradação extremamente lento e impõem um custo alto ao meio ambiente. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (75% de polietilenos reciclados, também chamados de polietilenos de baixa densidade (LDPE), com 25% de polietilenos de alta densidade (HDPE).
- A cor natural é cinzenta, mas com um pouco de pigmento amarelo e vermelho é possível dar a ela a cor do jacarandá - assegura Eloisa.
Entre as vantagens da madeira plástica estão a maior impermeabilidade e resitência ao mofo e cupins.
Ainda não existem empresas no Brasil que fabriquem a Imawood.
- Não é viável abrir uma empresa, comprar máquinas e contratar empregados sem a certeza da disponibilidade da matéria-prima - avalia Eloisa. - É essencial que as prefeituras organizem um serviço de coleta seletiva para a produção em larga escala da Imawood.
O grande beneficiário da reciclagem das sacolas é o meio ambiente. - Se não forem reutilizadas, as sacolas acabam no fundo dos rios, abafando o plâncton que se deposita nesse assoalho - completa. - O plâncton é o primeiro nível da cadeia alimentar e qualquer prejuízo ali repercute em todos os animais. (Jornal do Brasil)

Nenhum comentário: