Aos alunos de química do professor Augusto César Willer.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Química??? Pra quê???


O MODO COMO TUDO COMEÇOU

As origens da química são quase tão antigas como a humanidade. As primeiras actividades "pré-químicas" indubitavelmente consistiam em algumas poucas observações casuais. As criaturas da idade da pedra provavelmente maravilharam-se com o modo pelo qual um pedaço de madeira se transforma quando era consumido pelo fogo, as transformações no aspecto, cheiro e gosto de um pedaço de carne que se deterioram e as transformações na cor e consistência de um pedaço de argila cozida próxima do fogo.

O que é a química?

Antigamente, era fácil definir química. A definição tradicional soava alguma coisa como isto: a química é o estudo da natureza, propriedades e composição da matéria e como esta sofre alterações. Esta serviu como uma definição perfeitamente adequada até 1930 quando a ciência natural (o conhecimento sistemático da natureza) parecia divisível nitidamente em ciências físicas e biológicas: as primeira compreendendo a física, a química, a geologia e a astronomia e a última constituída pela botânica e zoologia. Esta classificação é ainda usada. Porém, o aparecimento de campos importantes de estado, como a oceanografia, paleobotânica, meteorologia e bioquímica, por exemplo, mostrou cada vez mais claramente que as linhas divisórias entre as ciências não são absolutamente nítidas. A química, por exemplo, sobrepõe-se, tanto com a geologia (assim nós temos a geoquímica ), como com a astronomia (astroquímica) ou a física (físico-química ). Daí a impossibilidade de se conceber uma definição moderna, realmente boa de química, excepto, talvez recorrendo à definição operacional: química é o que os químicos fazem.
Porquê estudar química?
A química representa uma parte importante em todas as outras ciências naturais, básicas e aplicadas. O crescimento e o metabolismo das plantas, a formação das rochas ígneas, o papel desempenhado pelo ozônio na atmosfera superior, a degradação dos poluentes ambientais, as propriedades do solo lunar, a ação medicinal de drogas: nada disto pode ser compreendido sem o conhecimento e as perspectivas fornecidos pela química. De fato, as pessoas estudam química a fim de poderem aplicá-la nas áreas particulares de interesse.
Sem dúvida, a química em si é também a área de interesse de muitas pessoas. Muitos estudam a química não para explicá-la a outra área, mas simplesmente para aprender, de um ponto de vista químico, mais sobre o mundo físico e o comportamento da matéria . Alguns apreciam "o que os químicos fazem" e assim decidem fazer o mesmo.
EXPLORE ESTE FASCINANTE UNIVERSO!!!

Nenhum comentário: