Aos alunos de química do professor Augusto César Willer.

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Cientistas descobrem 'kriptonita' em mina na Sérvia





Superman que se cuide: a 'criptonita' existe mesmo








Super-Homem que se cuide. A kriptonita parece ter deixado de ser coisa de ficção científica depois que foi identificado, em uma mina na Sérvia, um novo mineral que tem características químicas semelhantes às descritas no filme Superman - O Retorno - e que foram inventadas pelos criadores do longa-metragem.
De acordo com o filme e as histórias em quadrinho do herói, a kriptonita absorve os seus superpoderes quando ele é exposto aos grandes cristais verdes do mineral.
A kriptonita de verdade é branca e inofensiva, disse Chris Stanley, do Museu de História Natural de Londres.
"Receio que não seja verde e nem brilhe, embora reaja com luz ultravioleta com uma fluorescência laranja rosado.", disse ele.
Fórmula
Pesquisadores do grupo de mineração Rio Tinto descobriram o minério incomum e pediram a ajuda de Stanley quando não conseguiam identificá-lo ao comparar com os materiais conhecidos.
que conseguiu descobrir sua composição, o especialista de Londres ficou chocado ao descobrir que a sua fórmula já constava na literatura - embora a de ficção.
"Na etapa final da minha pesquisa, eu procurei na internet usando a fórmula química do minério e fiquei surpreso ao descobrir que o mesmo nome científico, escrito em uma caixa com uma pedra contendo kriptonita roubada pelo (vilão) Lex Luther de um museu em Superman - O Retorno."
No rótulo está escrito hidróxido de silicato de sódio lítio boro com flúor.
"O novo minério não contém flúor (ao contrário do filme) e é branco ao invés de verde mas, em outros aspectos, a química é semelhante à da rocha que contém criptonita."
O minério é relativamente duro mas tem uma granulação muito fina. Cada cristal individual tem menos de cinco micrômetros de diâmetro (1 micrômetro equivale à milésima parte do milímetro).

Propriedades

Para identificar a estrutura atômica do minério, foram usadas as sofisticadas instalações de análise do Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá e a assistência dos pesquisadores Pamela Whitfield e Yvon Le Page.
"Ao conhecer a estrutura do cristal, os cientistas podem calcular outras propriedades físicas do material, tais como sua elasticidade e propriedades térmicas", explicou Le Page.
"Poder analisar todas as propriedades
Jadarita: não é verde e nem brilha
Assimde um mineral, tanto químicas quanto físicas, abre a porta para confirmar que ele é realmente único."
Descobrir que a composição química de um material foi uma cópia exata de uma fórmula inventada para a kriptonita, que é inventada, "foi uma coincidência de uma vez na vida", acrescentou.
O minério não pode ser chamado de kriptonita pelas regras internacionais de nomenclatura porque não tem nada a ver com crípton ou criptônio - um elemento de verdade da Tabela Periódica que tem a forma de gás.
Assim, ele receberá formalmente o nome de jadarita, quando for qualificado no European Journal of Mineralogy ainda neste ano.
Jadar é o nome do local onde fica a mina sérvia onde o mineral foi encontrado.
Stanley disse que se os depósitos existirem em quantidade suficiente, o mineral pode ter algum valor comercial.
Ele contém boro e lítio e dois elementos valiosos com muitas aplicações.
"Vidros de borosilicato são usados para envolver lixo radioativo processado, e o lítio é usado em baterias e na indústria farmacêutica."

quinta-feira, 5 de julho de 2007

SEPARAÇÃO DE MISTURAS (1ª Etapa)



I - ANÁLISE IMEDIATA

Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessário utilizarmos métodos de separação se quisermos obter uma determinada substância.
Para a separação dos componentes de uma mistura,. Ou seja, para a obtenção separada de cada uma das suas substâncias puras que deram origem à mistura, utilizamos um conjunto de processos físicos denominados análise imediata. Esses processos não alteram a composição das substâncias que formam uma dada mistura.
A escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes. Assim, se tivermos uma mistura de açúcar e areia, devemos saber que o açúcar se dissolve na água, enquanto a areia não se dissolve.
Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar vários processos diferentes, numa seqüência que se baseia nas propriedades das substâncias presentes na mistura.
Alguns dos métodos de separação são tão comuns que nem pensamos neles como processos de separação, por exemplo, a "escolha" dos grãos de feijão (catação) e a separação de amendoim torrado das suas cascas (ventilação), ou ainda as máquinas existentes em bancos, as quais separam as moedas em função de seus tamanhos (tamisação). Esse processo é também usado para separar laranjas em diferentes tamanhos ou quando usamos uma peneira.
Vamos estudar agora, alguns desses principais processos de separação.
01. SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES DE MISTURAS HETEROGÊNEAS

I - SÓLIDO - SÓLIDO

a) Catação: usando a mão ou uma pinça, separam-se os componentes sólidos.
b) Ventilação: o sólido menos denso é separado por uma corrente de ar.
c) Levigação: o sólido menos denso é separado por uma corrente de água. A levigação é usada, por exemplo, para separar areia e ouro: a areia é menos densa e por isso, é arrastada pela água corrente; o ouro, por ser mais denso, permanece no fundo da bateia.
d) Separação magnética: um dos sólidos é atraído por um ímã. Esse processo é utilizado em larga escala para separar alguns minérios de ferro de suas impurezas.
e) Cristalização fracionada: todos os componentes da mistura são dissolvidos em um líquido que, em seguida, sofre evaporação provocando a cristalização separada de cada componente. A cristalização fracionada é usada, por exemplo, nas salinas para a obtenção de sais a partir da água do mar. A evaporação da água permite a cristalização de diferentes sais, sendo que o último a ser obtido é o cloreto de sódio (NaCl), usado na alimentação.
f) Dissolução fracionada: um dos componentes sólidos da mistura é dissolvido em um líquido. Por exemplo, a mistura sal + areia. Colocando-se a mistura em um recipiente com água, o sal irá se dissolver e a areia se depositar no fundo do recipiente, podendo agora ser separados pelos seguintes processos: a filtração separa a areia (fase sólida) da água salgada (fase líquida) e com a evaporação da água obteremos o sal.
g) Peneiração: usada para separar sólidos constituintes de partículas de dimensões diferentes. São usadas peneiras que tenham malhas diferentes. Industrialmente, usam-se conjuntos de peneiras superpostas que separam as diferentes granulações.
h) Fusão fracionada: Serve para separar sólidos, tomando por base seus diferentes pontos de fusão. Baseia-se, portanto, num aquecimento da mistura com controle da temperatura.
i) Sublimação: é usada quando um dos sólidos, por aquecimento, se sublima (passa para vapor), e o outro permanece sólido. Exemplo: sal e iodo ou areia e iodo (o iodo se sublima por aquecimento).
Obs.: As principais substâncias que podem ser separadas por sublimação são: o iodo, o enxofre e a naftalina (naftaleno).

II- SÓLIDO - LÍQUIDO

a) Decantação: a fase sólida, por ser mais densa, sedimenta-se, ou seja, deposita-se no fundo do recipiente
Obs.: a separação das duas fases pode ser feita de duas maneiras:
vira-se lentamente a mistura em um outro frasco;
com o auxílio de um sifão, transfere-se a fase líquida para um outro frasco (sifonação)
a) Centrifugação: é uma maneira de acelerar o processo de decantação, utilizando um aparelho denominado centrifuga. Na centrífuga, devido ao movimento de rotação, as partículas de maior densidade, por inércia , são arremessadas para o fundo do tubo.
b) Filtração simples: a fase sólida é separada com o auxílio de papéis de filtro. A preparação do café e o filtro de água são dois exemplos do uso da filtração no dia-a-dia.
c) Filtração à vácuo: O processo de filtração pode ser acelerado pela filtração à vácuo, onde uma trompa de vácuo "suga" o ar existente na parte interior do kitassato, o que permite um mais rápido escoamento do líquido. Observe o esquema ao lado.

III- LÍQUIDO - LÍQUIDO

Decantação: separam-se líquidos imiscíveis com densidades diferentes; o líquido mais denso acumula-se na parte inferior do sistema. Em laboratório usa-se o funil de bromo, também conhecido como funil de decantação, ou ainda, funil de separação. Num sistema formado por água e óleo, por exemplo, a água, por ser mais densa, localiza-se na parte inferior do funil e é escoada abrindo-se az torneira de modo controlado. A decantação pode ser feita de uma maneira mais rudimentar, utilizando-se um sifão (sifonação).

IV- GÁS - SÓLIDO

a) Decantação: a mistura passa através de obstáculos, em forma de zigue-zague, onde as partículas sólidas perdem velocidade e se depositam.
Industrialmente, esse processo é feito em equipamento denominado câmara de poeira ou chicana, conforme o esquema:
b) Filtração: A mistura passa através de um filtro, onde o sólido fica retido. Esse processo é muito utilizado nas indústrias, principalmente para evitar o lançamento de partículas sólidas na atmosfera. A filtração é também usada nos aspiradores de pó, onde o sólido é retido (poeira) à medida que o ar é aspirado.

02 . SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES DE MISTURA HOMOGÊNEA
I- SÓLIDO - LÍQUIDO

Nas misturas homogêneas sólido-líquido (soluções), o componente sólido encontra-se totalmente dissolvido no líquido, o que impede as sua separação por filtração. A maneira mais comum de separar os componentes desse tipo de mistura está relacionada com as diferenças nos seus pontos de ebulição (PE). Isto pode ser feito de duas maneiras:
a) Evaporação: a mistura é deixada em repouso ou é aquecida até o líquido (componente mais volátil) sofra evaporação. Esse processo apresenta um inconveniente: a perda do componente líquido.
b) Destilação simples: a mistura é aquecida em uma aparelhagem apropriada, de tal maneira que o componente líquido inicialmente evapora e, a seguir, sofre condensação, sendo recolhido em outro frasco. Veja como é feita a destilação em laboratório:
Obs.: A entrada de água corrente no condensador deve ser feita pela parte inferior do aparelho para permitir que seu tubo externo esteja sempre completamente preenchido por água fria, que irá sair pela parte superior.

II - LIQUIDO - LÍQUIDO

a)Destilação fracionada: consiste no aquecimento da mistura de líquidos miscíveis (solução), cujos pontos de ebulição (PE) não sejam muito próximos. Os, líquidos são separados na medida em que cada um dos seus pontos de ebulição é atingido. Inicialmente, é separado o líquido com menor PE; depois, com PE intermediário e assim sucessivamente até o líquido de maior PE. A aparelhagem usada é a mesma de uma destilação simples, com o acréscimo de uma coluna de fracionamento ou retificação. Um dos tipos mais comuns de coluna de fracionamento apresenta no seu interior um grande número de bolinhas de vidro, em cuja superfície ocorre condensação dos vapores do líquido menos volátil, ou seja, de maior ponto de ebulição, que voltam para o balão. Enquanto isso, os vapores do líquido mais volátil atravessam a coluna e sofrem condensação fora dela, no próprio condensador, sendo recolhidos no frasco. Só depois de todo o líquido mais volátil ter sido recolhido é que o líquido menos volátil passará por evaporação e condensação.
Obs.: Esse processo é muito utilizado, principalmente em indústrias petroquímicas, na separação dos diferentes derivados do petróleo. Nesse caso, as colunas de fracionamento são divididas em bandejas ou pratos. Esse processo também é muito utilizado no processo de obtenção de bebidas alcoólicas (alambique).
Existem casos de misturas homogêneas de líquidos que não podem ser separadas por processos físicos como, por exemplo a destilação. Isso porque tais misturas destilam em proporções fixas e constantes, como se fossem uma substância pura. Essas misturas são denominadas misturas azeotrópicas. Assim, o álcool etílico forma com a água uma mistura azeotrópica (95,5% de álcool e 4,5% de água) que destila à temperatura de 78,1° C.
Então, para obtermos o álcool anidrido ou álcool absoluto (álcool puro) utilizamos processos químicos. Adicionamos à mistura azeotrópica água e álcool, por exemplo, óxido de cálcio (CaO), que reage com a água produzindo hidróxido de cálcio Ca(OH)2. A seguir, submetemos a mistura a uma destilação, pois agora somente o álcool destila, sendo portanto, recolhido puro no béquer.
Observe na tabela abaixo, alguns casos de misturas azeotrópicas:
MISTURA AZEOTRÓPICA
PONTO DE EBULIÇÃO
álcool etílico (95,5%) + água (4,5%)
78,1° C
acetona (86,5%) + metanol (13,5%)
56° C
álcool etílico (7%) + clorofórmio (93%)
60° C
ácido fórmico (77,5%) + água (22,5%)
107,3° C
III - GÁS - GÁS

a) Liquefação fracionada: a mistura de gases passa por um processo de liquefação e, posteriormente, pela destilação fracionada.
Obs.: Uma aplicação desse processo consiste na separação dos componentes do ar atmosférico: N2 e O2. Após a liquefação do ar, a mistura líquida é destilada e o primeiro componente a ser obtido é o N2, pois apresenta menor PE (-195,8 ° C); posteriormente, obtém-se o O2, que possui maior PE (-183 ° C).
b) Adsorção: Consiste na retenção superficial de gases.
Alguma substâncias, tais como o carvão ativo, têm a propriedade de reter, na sua superfície, substâncias no estado gasoso. Uma das principais aplicações da adsorção são as máscaras contra gases venenosos.

II - ANÁLISE CROMATOGRÁFICA OU CROMATOGRAFIA

Esse método, utilizado para a separação e identificação dos componentes de uma mistura, é relativamente recente. Na maioria das cromatografias, os componentes separados são identificados pela sua cor (cromos = cor). A cromatografia tem a vantagem de permitir até mesmo a separação de componentes em quantidades muito pequenas. Existem atualmente vários tipos de cromatografia, sendo que a primeira a ser utilizada foi a cromatografia em papel.
Adiciona-se uma gota da mistura a ser analisada em uma tira de papel de filtro, próximo a uma das extremidades. Depois que a gota da mistura seca, a tira de papel é colocada em um frasco contendo um solvente apropriado, de tal modo que o nível do solvente fique abaixo da gota.
O solvente é absorvido gradativamente pela tira de papel e, devido às diferentes solubilidades e aos diferentes tamanhos das moléculas, os componentes da mistura "sobem" com diferentes velocidades. Com isso, os componentes se separam em diferentes regiões da tira de papel.
Esse processo, além de permitir a determinação do número de componentes presentes na mistura, permite também a identificação das substâncias . Para se conseguir essa identificação, comparam-se os resultados obtidos na cromatografia da mistura com outros resultados obtidos em experiências anteriores, feitas com substâncias puras.

III - TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA
Qualquer transformação sofrida pela matéria é considerada fenômeno, ou ainda qualquer acontecimento na natureza que podem ser classificados em:
Fenômenos físicos;
Fenômenos químicos.

a) FENÔMENOS FÍSICOS
São aqueles que não alteram a natureza da matéria, isto é, a sua composição. Ou ainda:
Fenômeno físico é toda e qualquer transformação sofrida por um material sem que haja alteração de sua constituição íntima, sendo possível a sua recuperação por métodos elementares.
Ex.: mudanças de estado físico da matéria (estado de agregação); dissolução do açúcar em água; cortar uma árvore; acender uma lâmpada; uma fruta caindo da árvore, etc.

b) FENÔMENOS QUÍMICOS

São aqueles que alteram a composição da matéria, ou seja, a sua composição. Ou ainda:
Fenômeno químico é toda e qualquer transformação sofrida por um material de modo que haja alteração de sua constituição íntima, não sendo possível a sua recuperação por métodos elementares.
Ex.: a queima do álcool ou da gasolina, riscar um palito de fósforo (reações de combustão); formação da ferrugem (reações de oxidação); digestão dos alimentos, etc.
Quando ocorre um fenômeno químico, uma ou mais substâncias se transformam e dão origem a novas substâncias. Então, dizemos que ocorreu uma reação química.
VISUALIZAÇÃO DE UM FENÔMENO QUÍMICO OU REAÇÃO QUÍMICA

Uma maneira bem simples de reconhecermos a ocorrência de um fenômeno químico é a observação visual de alterações que ocorrem no sistema. A formação de uma nova substância está associada a:
1. Mudança de cor. Exemplos: queima de papel; cândida ou água sanitária em tecido colorido; queima de fogos de artifício.
2. Liberação de um gás (efervescência). Exemplos: antiácido estomacal em água; bicarbonato de sódio (fermento de bolo) em vinagre.
Às vezes, uma única substância, ao ser aquecida, transforma-se em outras, antes de atingir uma temperatura que possibilite sua mudança de estado. Assim, o aquecimento do carbonato de cálcio, existentes nas rochas calcárias, não leva à fusão, mas à sua decomposição, na qual se obtém um gás:
CaCO3 ----------------> CaO + CO2
carbonato de cálcio ------> óxido de cálcio ou cal + gás carbônico
(sólido) (sólido) (gás)

3. Formação de um sólido (formação de precipitado). Ao misturar dois sistemas líquidos ou um sistema líquido e um gás, poderá ocorrer a formação de uma nova substância sólida, que chamamos de precipitado. Com o tempo o sólido formado se deposita no fundo do recipiente, isto é, sofre decantação. Exemplos: líquido de bateria de automóvel + cal de pedreiro dissolvida em água; água de cal + ar expirado pelo pulmão (gás carbônico).
4. Uma outra forma de reconhecermos se ocorreu uma reação química é a alteração da quantidade de energia na reação.
Quando colocamos magnésio metálico em ácido clorídrico, além de observarmos a saída de gases, notamos que o recipiente em que eles foram misturados fica aquecido, isto é, há liberação de calor para o ambiente. As combustões são reações que liberam calor.
Efeitos térmico acompanham as reações químicas; quanto a eles as reações podem ser:
Exotérmicas: liberam calor para o ambiente.
Endotérmicas: absorvem calor do ambiente.

Propriedades Específicas da Matéria Aplicada as Misturas (1ª etapa)

DETERMINAÇÃO DA DUREZA DA ÁGUA
19 de dezembro de 2006 por Carlos Henrique Altran Silva -
Conceito de Dureza da Água

Dá-se o nome de "água dura" às águas que levam dissolvidas grandes quantidades de sais de cálcio e de magnésio em forma de carbonatos e também em forma de gesso; as tais podem ser determinadas por titulação complexométrica (método usado no laboratório).
Estas águas são impróprias para a alimentação, para a lavagem de roupas e não servem para alimentar as caldeiras a vapor, em virtude das incrustações que provocam. Para o emprego de pequenas porções de água dura, fazendo-lhe desaparecer a dureza, basta fervê-la, precipitando então o carbonato de cálcio e de magnésio, continha dissolvido as expensas do anidrido carbônico da água. Pode-se também adicionar-lhe de 1 a 5 g de carbonato sódico.
Para maiores porções, trata-se com suspensão de cálcio ou então se ferve com pequenas quantidades de ácido sulfúrico ou clorídrico, formando-se sulfato de cálcio ou cloreto de cálcio. As águas duras são abrandadas, por exemplo, por tratamento com hidróxido de cálcio e carbonato de sódio, segundo as reações:
Ca(HCO3)2 + 2CaCO3 + 2H2O
CaSO4 + Na2CO3 => CaCO3 + Na2SO4
Um outro importante processo de abrandamento é o da passagem da água através de uma camada de zeólito (mineral constituído de alumínio-silicato de sódio - NaAlZ).
Procedimento para Determinação da Dureza da ÁguaPipetar 100 ml de amostra de água e transferir para um erlenmeyer de 250 ml; Juntar 2 ml de solução tampão de pH = 10 (mistura de partes iguais de solução de cloreto de amônio saturada e hidróxido de amônio concentrado); Adicionar uma pequena porção de negro de eriocromo T a 0,1% como indicador; Titular com solução de EDTA 0,02M até alcançar uma mudança de coloração do líquido titulante (da cor vermelha para a cor azul puro).

Exercícios avançados - Modelo Atômico (2ª etapa)


Caros alunos;


Seguem exercícios avançados de vestibular para modelos atômicos.


Abraços


Prof. Augusto César da Motta Willer



Modelos Atômicos- EXERCÍCIOS E TESTES DE VESTIBULARES


1. (UFRGS) Selecione a alternativa que apresenta as palavras que completam corretamente as lacunas, pela ordem, no seguinte texto relacionado com o efeito fotoelétrico.
O efeito fotoelétrico, isto é, a emissão de ..... por metais sob a ação da luz, é um experimento dentro de um contexto físico extremamente rico, incluindo a oportunidade de pensar sobre o funcionamento do equipamento que leva à evidência experimental relacionada com a emissão e a energia dessas partículas, bem como a oportunidade de entender a inadequacidade da visão clássica do fenômeno. Em 1905, ao analisar esse efeito, Einstein fez a suposição revolucionária de que a luz, até então considerada como um fenômeno ondulatório, poderia também ser concebida como constituída por conteúdos energéticos que obedecem a uma distribuição ..... , os quanta de luz, mais tarde denominados ..... .



  • fótons - contínua - fótons


  • fótons - contínua - elétrons


  • elétrons - contínua - fótons


  • elétrons - discreta - elétrons


  • elétrons - discreta - fótons


2. (UFRGS) "De acordo com a teoria formulada em 1900 pelo físico alemão Max Planck, a matéria emite ou absorve energia eletromagnética de maneira .... emitindo ou absorvendo ...., cuja energia é proporcional à .... da radiação eletromagnética envolvida nessa troca de energia."
Assinale a alternativa que, pela ordem, preenche corretamente as lacunas:




  • contínua - quanta - amplitude


  • descontínua - prótons - freqüência


  • descontínua - fótons - freqüência


  • contínua - elétrons - intensidade


  • contínua - nêutrons - amplitude


3. (UFRGS) Quando a luz incide sobre uma fotocélula ocorre o evento conhecido como efeito fotoelétrico. Nesse evento,




  • é necessária uma energia mínima dos fótons da luz incidente para arrancar os elétrons do metal.


  • os elétrons arrancados do metal saem todos com a mesma energia cinética.


  • a quantidade de elétrons emitidos por unidade de tempo depende do quantum de energia da luz incidente.


  • a quantidade de elétrons emitidos por unidade de tempo depende da freqüência da luz incidente.


  • o quantum de energia de um fóton da luz incidente é diretamente proporcional a sua intensidade.

4. (UFRGS) No efeito fotoelétrico ocorre a variação da quantidade de elétrons emitidos por unidade de tempo e da sua energia quando há variação de certas grandezas características da luz incidente na fotocélula.
Associe as variações descritas na coluna da direita com as grandezas da luz incidente, mencionadas na coluna da esquerda.
1. Freqüência
2. Velocidade
3. Intensidade
( ) variação da energia dos elétrons emitidos
( ) variação do número de elétrons emitidos por unidade de tempo
A relação numérica, de cima para baixo, da coluna da direita, que estabelece a seqüência de associações corretas é:
1 - 2
1 - 3
2 - 1
2 - 3
3 - 1

5. (PUCRS) Analise as afirmações a seguir a escolha a opção correta:
I - Robert Andrews Millikan determinou, com grande precisão, a carga do elétron.
II - O efeito Compton demonstra que a radiação tem comportamento corpuscular.
III - Uma descarga elétrica num gás é capaz de ionizá-lo tornando-o condutor de eletricidade.

somente a afirmação I é correta
somente as afirmações I e II são corretas
somente as afirmações II e III são corretas
somente as afirmações I e III são corretas
todas as afirmações são corretas.

6. (UFRGS) Considere as duas colunas abaixo, colocando no espaço entre parênteses o número do enunciado da primeira coluna que mais relação tem com o da segunda coluna.
1. Existência do núcleo atômico
2. Determinação da carga do elétron
3. Caráter corpuscular da luz
4. Caráter ondulatório das partículas
( ) Hipótese de de Broglie
( ) Efeito fotoelétrico
( ) Experimento de Millikan
( ) Experimento de Rutherford
A relação numérica correta, de cima para baixo, na coluna da direita, que estabelece a associação proposta, é:
4 - 3 - 2 - 1
1 - 3 - 2 - 4
4 - 2 - 3 - 1
4 - 3 - 1 - 2
4 - 1 - 2 - 3

7. (UFRGS) Dentre as afirmações apresentadas, qual é correta?
A energia de um elétron ligado ao átomo não pode assumir um valor qualquer.
A carga do elétron depende da órbita em que ele se encontra.
As órbitas ocupadas pelos elétrons são as mesmas em todos os átomos.
O núcleo de um átomo é composto de prótons, nêutrons e elétrons.
Em todos os átomos o número de elétrons é igual à soma dos prótons e dos nêutrons
8. (UFRGS) Considere a seguintes afirmações sobre a estrutura do átomo:
I - A energia de um elétron ligado a um átomo não pode assumir qualquer valor.
II - Para separar um elétron de um átomo é necessária uma energia bem maior do que para arrancar um próton do núcleo.
III - O volume do núcleo de um átomo é aproximadamente igual à metade do volume do átomo todo.

Quais estão corretas?
Apenas I
Apenas II
Apenas I e III Apenas II e III
I, II e III

9. (UFRGS) Considerando as seguintes afirmações sobre a estrutura nuclear do átomo.
I - O núcleo de um átomo qualquer tem sempre carga elétrica positiva.
II - A massa do núcleo de um átomo é aproximadamente igual à metade da massa de todo o átomo.
III - Na desintegração de um núcleo radioativo, ele altera sua estrutura para alcançar uma configuração mais estável.
Quais estão corretas?
Apenas I
Apenas II
Apenas I e III Apenas II e III
I, II e III

10. (PUCRS) Um átomo excitado emite energia, muitas vezes em forma de luz visível, porque:
um de seus elétrons foi arrancado do átomo.
um dos elétrons desloca-se para níveis de energia mais baixos, aproximando-se do núcleo.
um dos elétrons desloca-se para níveis de energia mais altos, afastando-se do núcleo.
os elétrons permanecem estacionários em seus níveis de energia.
os elétrons se transformam em luz, segundo Einstein.

11. (UFRGS) Partículas alfa, partículas beta e raios gama podem ser emitidos por átomos radioativos. As partículas alfa são íons de hélio carregados positivamente. As partículas beta são elétrons . Os raios gama são ondas eletromagnéticas de freqüência muito alta. Na desintegração de 88Ra226 resultando na formação de um núcleo 86Rn222 , pode-se inferir que houve a emissão
apenas de raios gama.
de uma partícula alfa.
de uma partícula beta.
de duas partículas beta e duas partículas alfa.
de raios gama e de duas partículas beta.

12.(UFRGS) Num reator, núcleos de U235 capturam nêutrons e então sofrem um processo de fragmentação em núcleos mais leves, liberando energia e emitindo nêutrons.
Este processo é conhecido como
fusão.
fissão.
espalhamento.
reação termonuclear.
aniquilação.

13. (UFRGS) Em 1989 os noticiários destacaram por um certo período a realização de pesquisas sobre maneiras alternativas de obter a fusão nuclear. Tais alternativas, contudo, não se confirmaram. O que se sabe comprovadamente hoje é o que já se sabia até aquela época: a fusão nuclear é obtida a temperaturas tão altas quanto às existentes .... e, ao contrário da fissão nuclear utilizada nas centrais nucleares, .... dejetos nucleares.
Assinale a alternativa que preenche de forma correta as duas lacunas, respectivamente.
na superfície da Terra - produz
na superfície da Lua - produz
na superfície da Lua - não produz
no centro do Sol - não produz
no centro do Sol - produz

14. (UFMG 99) .No modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio, a energia do átomo
pode ter qualquer valor.
tem um único valor fixo.
independe da órbita do elétron.
tem alguns valores possíveis.

15. (PUC MG 2000). O efeito fotoelétrico é um fenômeno pelo qual:
elétrons são arrancados de certas superfícies quando há incidência de luz sobre elas.
as lâmpadas incandescentes comuns emitem um brilho forte.
as correntes elétricas podem emitir luz.
as correntes elétricas podem ser fotografadas.
a fissão nuclear pode ser explicada.

16. (PUC MG 99). Escolha, entre os modelos atômicos citados nas opções, aquele (aqueles) que, na sua descrição, incluiu (incluíram) o conceito de fóton:
Modelo atômico de Thomson.
Modelo atômico de Rutherford.
Modelo atômico de Bohr.
Modelos atômicos de Rutherford e de Bohr.
Modelos atômicos de Thomson e de Rutherford.

17. (PUC MG 98) Analise as afirmações a seguir a escolha a opção correta:
Sobre o efeito fotoelétrico, pode-se dizer que a energia cinética de cada elétron extraído do metal depende:
da intensidade da luz incidente.
da freqüência da luz incidente.
do ângulo de incidência da luz.
se apenas as afirmativas I e II forem falsas
se apenas as afirmativas II e III forem falsas
se apenas as afirmativas I e III forem falsas
se todas forem verdadeiras
se todas forem falsas

18. (PUC MG 98) Analise as afirmações a seguir a escolha a opção correta:
O modelo planetário de Rutherford foi aceito apenas parcialmente porque:
os elétrons deveriam perder energia orbitando em torno dos prótons.
os elétrons não têm massa suficiente para orbitarem em torno dos prótons.
os elétrons colidiriam entre si ao orbitarem em torno dos prótons.
se apenas as afirmativas I e II forem falsas
se apenas as afirmativas II e III forem falsas
se apenas as afirmativas I e III forem falsas
se todas forem verdadeiras
se todas forem falsas

19- (UFJF 98)Assinale, dentre os itens abaixo, o CORRETO:
a teoria da relatividade de Einstein diz ser possível acelerar partículas massivas, a partir do repouso, até velocidades superiores à velocidade da luz;
a energia de um fóton aumenta conforme aumenta seu comprimento de onda;
um elétron, ao ser freado bruscamente, pode emitir raios-X;
um corpo negro, por ser negro, nunca emite radiação eletromagnética;
segundo de Broglie, a luz sempre se comporta como uma onda, e o elétron sempre se comporta como uma partícula

20. (UFJF 2000) A figura abaixo mostra os níveis de energia do átomo de hidrogênio. Se inicialmente o elétron está no estado quântico fundamental (de menor energia), qual a sua energia cinética após o átomo ter sido ionizado por um fóton de energia 20 eV ?
33,6 eV.
13,6 eV.
6,4 eV.
10,2 eV.

21. (UFMG 2001)Dois feixes de raios X, I e II, incidem sobre uma placa de chumbo e são totalmente absorvidos por ela. O comprimento de onda do feixe II é três vezes maior que o comprimento de onda do feixe I.
Ao serem absorvidos, um fóton do feixe I transfere à placa de chumbo uma energia E1 e um fóton do feixe II, uma energia E2 .
Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que:
E2 =E1/3
E2 =E1
E2 =3E1
E2 =9E

22. (UFJF 2001) A presença de um elemento atômico em um gás pode ser determinada verificando-se as energias dos fótons que são emitidos pelo gás, quando este é aquecido.
No modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio, as energias dos dois níveis de menor energia são:
E1 = - 13,6 eV
E2 = - 3,40 eV.
Considerando-se essas informações, um valor possível para a energia dos fótons emitidos pelo hidrogênio aquecido é

- 17,0 eV.
- 3,40 eV.
8,50 eV.
10,2 eV.

23. (UFRS 2001). Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do parágrafo abaixo. O ano de 1900 pode ser considerado o marco inicial de uma revolução ocorrida na Física do século XX. Naquele ano, Max Planck apresentou um artigo à Sociedade Alemã de Física, introduzindo a idéia da .......... da energia, da qual Einstein se valeu para, em 1905, desenvolver sua teoria sobre o efeito fotoelétrico.
conservação
quantização
transformação
conversão
propagação

24. (UFRS 2001) Os raios X são produzidos em tubos de vácuo, nos quais elétrons são submetidos a uma rápida desaceleração ao colidir contra um alvo metálico. Os raios X consistem em um feixe de
elétrons.
fótons.
prótons.
nêutrons.
pósitrons.

25. (UFRS 2001). Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do parágrafo abaixo.
O Sol é a grande fonte de energia para toda a vida na Terra. Durante muito tempo, a origem da energia irradiada pelo Sol foi um mistério para a humanidade. Hoje, as modernas teorias de evolução das estrelas nos dizem que a energia irradiada pelo Sol provém de processos de .......... que ocorrem no seu interior, envolvendo núcleos de elementos leves.
espalhamento
fusão nuclear
fissão nuclear
fotossíntese
combustão


GABARITO

1-e
2-c
3-a
4-b
5-e
6-a
7-a
8-a
9-c
10-b
11-b
12-b
13-d
14-d
15-a
16-c
17-c
18-b
19-c
20-c
21-a
22-d
23-b
24-c
25-b